ENTENDENDO SOBRE A PÁSCOA

O QUE É A PÁSCOA?

Todos os anos em um domingo, os cristãos celebram a Páscoa. Ou seja, relembram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz para salvar os pecadores arrependidos.

Antecipadamente, consideramos importante destacar que Jesus não foi uma vítima, como alguns tentam apresentá-Lo. Nosso Senhor ofereceu-se em sacrifício por amor.

Como ele mesmo disse: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Além disso, Ele nos advertiu que ninguém tem o poder de tirar a Sua vida, mas que Ele mesmo a daria.

“Ninguém tem o poder de tirar a minha vida, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 10:18)

No entanto, antes mesmo de Jesus os judeus já celebravam a Páscoa. O que eles não sabiam é que aquela sempre foi uma representação simbólica do sacrifício do Messias.

Como surgiu a Páscoa?


Quando os israelitas estavam sendo libertados do Egito através de Moisés, Deus ordenou que eles comemorassem a Páscoa.

Isto é, para se livrarem do anjo da morte que iria matar todo o primogênito, eles teriam que matar um cordeiro por família e passar o seu sangue nos umbrais das portas.

Dessa forma, o anjo passou, mas os filhos dos hebreus foram poupados através desse sacrifício (Êxodo 12).

Desde a antiguidade então os judeus comemoram a Páscoa, que significa “passagem”, ou seja, a passagem do anjo da morte.

Jesus celebrou a Páscoa
Todos os anos quando a festa da Páscoa era celebrada em Jerusalém, Jesus era levado pelos seus pais, conforme relata Lucas 2:41.

Muitos judeus vinham nesse período de festa para Jerusalém, onde um cordeiro era sacrificado aos arredores do Templo.

Assim, a Bíblia também relata que Jesus Cristo e seus seguidores também celebravam a Páscoa.

O sacrifício definitivo: Jesus “o cordeiro”
O sacrifício do cordeiro durante a celebração da Páscoa, faz menção ao verdadeiro cordeiro, o próprio Jesus.

Na Bíblia, Cristo é apontado como “cordeiro” em diversas passagens (Isaías 53:7; João 1:29).

Portanto, Jesus era o Cordeiro que faria um sacrifício definitivo para perdão dos pecados e a salvação do homem.

Depois de Sua morte na cruz, a Páscoa se cumpriu, Jesus substituiu o cordeiro sendo Ele mesmo o sacrifício.

Logo, Cristo introduziu uma nova tradição: a Ceia do Senhor, uma lembrança do cumprimento da profecia.

Hoje a ceia ainda remonta um dos símbolos da Páscoa, onde no dia anterior à sua crucificação Jesus compartilhou com seus discípulos o pão e o vinho.

Assim, todos os anos, entre 22 de março a 23 de abril, em um domingo, cristãos do mundo inteiro lembram da morte e da ressurreição de Jesus.

Neste domingo, venha participar do nosso culto de páscoa às 10H e 18H

Deixe um comentário