17 Ele decidirá vir com o poder de todo seu reino; e os corretos com ele, e assim fará; e lhe dará uma filha de mulheres para destruir o reino; mas ela não terá sucesso, nem será para proveito dele.
Defina seu rosto – propósito firme. O propósito de Antíoco foi, no entanto, transformado de assalto aberto a artifício, por sua guerra com os romanos em seu esforço para estender seu reino aos limites que tinha sob Seleuco Nicator.
corretos – Jasher, ou Jesurum (Dt 32:15; 44:2); o epíteto aplicado pelos hebreus à sua nação. É aqui usado não em louvor; pois em Dn 11:14 eles são chamados de “ladrões”, ou “homens de violência, facciosos”: é a designação geral de Israel, como tendo Deus para o seu Deus. Provavelmente é usado para repreender aqueles que deveriam ter sido os “íntegros” de Deus por confederarem-se com ímpios ateus em atos de violência (o contraste com o termo em Dn 11:14 favorece isso).
assim fará – em vez de invadir imediatamente o país de Ptolomeu com sua “força total”, ele prepara seu caminho para fazê-lo com o seguinte plano: ele entrega a Ptolomeu Epifânio sua filha Cleópatra em casamento, prometendo Coelo-Síria e Judéia como um dote, assegurando assim sua neutralidade na guerra com Roma: ele esperava, através de sua filha, obter a Síria, a Cilícia, a Lycia e até mesmo o próprio Egito; mas Cleópatra favoreceu seu marido, em vez de seu pai, e assim derrotou seu esquema (Jerônimo). “Ela não deve ficar do seu lado.”
18 Depois virará seu rosto para as terras costeiras, e tomará muitas; mas um príncipe fará cessar sua humilhação por ele, e ainda fará tornar sobre ele sua humilhação.
ilhas – Ele “levou muitas” das ilhas no mar Egeu em sua guerra com os romanos, e cruzou o Helesponto.
um príncipe fará cessar sua humilhação por ele – Lucius Cipião Asiaticus, o general romano, ao derrotar Antíoco em Magnésia (190 aC), fez cessar a repreensão que ele ofereceu a Roma, infligindo injúrias aos aliados de Roma. Ele fez isso por sua própria glória.
sem a sua própria censura – com reputação imaculada.
19 Então virará seu rosto para as fortalezas de sua terra; mas tropeçará e cairá, e não será mais achado.
Então virará seu rosto para as fortalezas de sua terra – Compelido por Roma a abandonar todo o seu território a oeste do Touro, e custear as despesas da guerra, ele guarneceu as cidades que lhe restavam.
tropeçará…e não será mais achado – A tentativa de saquear o templo de Júpiter em Elymais à noite, seja por avareza, ou a falta de dinheiro para pagar o tributo imposto por Roma (mil talentos), ele foi morto com seus soldados em uma insurreição de os habitantes [Justin, 32.2].
20 E em seu lugar se levantará um que fará passar um cobrador de impostos para glória real; mas em poucos dias será quebrantado, não por causa de ira nem de batalha.
em sua propriedade – em lugar de Antiochus: seu sucessor, Seleucus Philopater, seu filho.
para glória real – isto é, herdando-o pelo direito hereditário. Maurer traduz, “aquele que fará com que o cobrador de impostos (Heliodoro) passe pela glória do reino”, isto é, Judéia, “a terra gloriosa” (Dn 11:16;41; 8:9) . Simão, um benjamita, apesar do sumo sacerdote Onias III, deu informações sobre os tesouros do templo judaico; e Seleuco tendo se reunido na Síria Coelo-Síria e na Palestina, o dote anteriormente dado por Antíoco, o Grande, a Cleópatra, esposa de Ptolomeu, enviou Heliodoro a Jerusalém para saquear o templo. Isto é narrado em 2 Macabeus 3: 4, etc. Contraste Zc 9:8, “Nenhum opressor passará por… mais.”
em poucos dias será quebrantado – depois de um reinado de doze anos, que eram “poucos” comparados com os trinta e sete anos do reinado de Antiochus. Heliodoro, o instrumento do sacrilégio de Seleuco, foi feito por Deus o instrumento de sua punição. Buscando a coroa, na ausência em Roma de Seleuco, único filho e herdeiro, Demétrio, ele envenenou Seleuco. Mas Antíoco Epifânio, irmão de Seleuco, com a ajuda de Eumenes, rei de Pérgamo, subiu ao trono, 175 b.
nem em raiva, nem em batalha – nem em um surto popular, nem em uma batalha aberta.
21 Depois se levantará em seu lugar um ser desprezível, ao qual não darão a honra real; mas virá durante a quietude, e tomará o reino por meio de enganos.
vile – Antíoco chamado Epifânio, isto é, “o ilustre”, por reivindicar as alegações da linhagem real contra Heliodoro, foi apelidado, por um jogo de sons, Epimanes, isto é, “o louco”, por seus malucos loucos sob o dignidade de um rei. Ele cuidava do mais baixo dos homens, banhava-se com eles nos banhos públicos e ridicularizava e atirava pedras nos transeuntes [Políbio, 26,10]. Por isso, como também por sua astúcia suplantando Demetrius, o herdeiro legítimo, do trono, ele é denominado “vil”.
eles não devem dar … reino: mas … por lisonjas – A nação não deve, por um ato público, conferir o reino sobre ele, mas ele deve obtê-lo por artificio, “lisonjeiro” Eumenes e Attalus de Pérgamo para ajudá-lo, e, como ele tinha visto candidatos em Roma fazendo, examinando o povo da Síria alto e baixo, um por um, com abraços [Livy, 41.20].
22 E exércitos em grande volume serão repelidos diante dele, e serão quebrantados; assim como também o príncipe do pacto.
eles serão superados … diante dele – Antíoco Epifânio invadirá o Egito com forças esmagadoras.
príncipe do pacto – Ptolomeu Philometer, o filho de Cleópatra, a irmã de Antíoco, que se juntou em aliança com ele. Os guardiões de Ptolomeu, quando ele era um menino, procuraram se recuperar das Epifanias Coelo-Síria e da Palestina, que haviam sido prometidas por Antíoco, o Grande, como o dote de Cleópatra em se casar com Ptolomeu, Epifânio. Daí surgiu a guerra. Os generais de Philómetro foram derrotados, e Pelusium, a chave do Egito, tomada por Antíoco, 171 b.c.
23 E depois de fizerem acordos com ele, ele usará engano, e subirá; será fortalecido mesmo com pouca gente.
Tregelles observa três divisões na história da “pessoa vil”, que continua até o final do capítulo: (1) Sua ascensão (Dn 11:21-22). (2) O tempo de fazer a aliança para tirar o sacrifício diário e estabelecer a abominação da desolação (Dn 11:23-31). (3) Sua carreira de blasfêmia, até sua destruição (Dn 11:32-45); os dois últimos períodos, respondendo à “semana” dos anos de sua “aliança com muitos” (a saber, em Israel) (Dn 9:27), e o último sendo a meia semana de encerramento do nono capítulo. Mas o contexto concorda tão precisamente com as relações de Antíoco com Ptolomeu que a referência primária parece ser a “liga” entre eles. Antitpicamente, as relações do Anticristo com Israel provavelmente são delineadas. Compare Dn 8:11,25, com Dn 11:22 aqui, “príncipe da aliança”.
trabalho enganoso – Fingindo amizade ao jovem Ptolomeu, como se quisesse ordenar seu reino para ele, tomou posse de Mênfis e de todo o Egito (“os lugares mais gordos”, Dn 11:34) até Alexandria.
com um povo pequeno – No início, para desconsiderar, suas forças eram pequenas.
24 Quando houver tranquilidade nas mais prósperas regiões da província, ele virá e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; ele repartirá presa, despojos, e riquezas entre os seus; e voltará seus pensamentos contra as fortalezas; porém somente por um tempo.
tranquilidade – literalmente, “inesperadamente”; sob o disfarce de amizade, ele se apoderou de Ptolomeu Philometer.
ele fará o que seus pais não fizeram – Seus predecessores, reis da Síria, sempre cobiçaram o Egito, mas em vão: ele sozinho se tornou dono dele.
espalhe entre eles … presa – entre seus seguidores (1 Macabeus 1:19).
voltará seus pensamentos contra as fortalezas – Ele deve formar um esquema estudado para tornar-se mestre das fortalezas egípcias. Ele ganhou todos, exceto Alexandria, que conseguiu resistir a ele. Retendo a si mesmo Pelusium, retirou-se para a Judéia, onde, em vingança pela alegria mostrada pelos judeus no relato de sua morte, que os levou a uma revolta, ele subjugou Jerusalém pela tempestade ou estratagema.
por um tempo – Sua ira não será para sempre; é apenas por um tempo limitado por Deus. Calvino faz “por um tempo” em antítese a “inesperadamente”, no começo do verso. De repente, ele dominou as cidades mais fracas: ele teve que “prever seus planos” mais gradualmente (“por um tempo”) sobre como ganhar as fortalezas mais fortes.
25 E despertará sua forças e sua coragem contra o rei do sul, com grande exército; e o rei do sul se agitará para a guerra com grande e muito poderoso exército; mas não prevalecerá, porque tramarão planos contra ele.
Um detalhe mais completo do que foi sumariamente declarado (Dn 11:22-24). Este é o primeiro de Antíoco ‘três (Dn 11:29) invasões abertas do Egito.
contra o rei do sul – contra Ptolomeu Philometer. Subsequentemente, Ptolomeu Physcon (o Gross), ou Euergetes II, foi feito rei pelos egípcios, como Ptolomeu Philometer estava em mãos de Antíoco.
poderoso exército – como distinto do “povo pequeno” (Dn 11:23) com o qual ele veio primeiro. Esta foi sua primeira expedição aberta; ele foi encorajado pelo sucesso. Antíoco “entrou no Egito com uma multidão avassaladora, com carros, elefantes e cavalaria” (1 Macabeus 1:17).
agitado – pela necessidade, embora naturalmente indolente.
Não fique de pé – Philometer foi derrotado.
eles devem prever, etc. – Seus próprios nobres devem moldar “dispositivos” traiçoeiros contra ele (ver Dn 11:26). Euloeus e Lenoe mal administraram seus negócios. Antíoco, quando verificado finalmente em Alexandria, deixou Ptolomeu Philometer em Memphis como rei, fingindo que todo o seu objetivo era apoiar as reivindicações de Philometer contra o usurpador Physcon.
26 Até os que comerem de sua comida o destruirão; e seu exército será repelido, e muitos cairão mortos.
sua carne – aqueles de quem ele poderia naturalmente ter procurado ajuda, seus íntimos e dependentes (Sl 41:9; Jo 13:18); seus ministros e guardiões.
seu exército será repelido – o exército de Philometer será dissipado como água. A frase é usada para transbordar números, geralmente em um sentido vitorioso, mas aqui, no sentido de derrota, os mesmos números que normalmente asseguram a vitória, apressando a derrota através da má administração.
muitos cairão mortos – (1 Macabeus 1:18, “muitos caíram feridos até a morte”). Antíoco, quando ele poderia ter matado todos na batalha perto de Pelúsio, andou em volta e ordenou que o inimigo fosse levado vivo, o fruto de qual política era, ele logo ganhou Pelusium e todo o Egito [Diodorus Siculus, 26.77].