32 E com lisonjas ele perverterá aos violadores do pacto; mas o povo que conhece a seu Deus com força resistirá.
1 Macabeus 1:52).
corrupto – seduza à apostasia.
por lisonjas – promessas de favor.
pessoas que… conhecem o seu Deus – os Macabeus e seus seguidores (1 Macabeus 1: 62,63).
33 E os entendidos do povo ensinarão a muitos; porém cairão à espada e a fogo, por meio de cativeiro e de despojo, por muitos dias.
aqueles que entendem – que conhecem e guardam a verdade de Deus (Is 11:2).
instruir muitos – em seu dever para com Deus e a lei, não apostatar.
todavia cairão como Eleazar (2 Macabeus 6:18 etc.). Eles serão severamente perseguidos, até a morte (Hb 11:35-37; 2 Macabeus 6, 7). Seus inimigos aproveitaram o sábado para matá-los no dia em que não lutariam. Tregelles pensa que, em comparação com Dn 11:35, são as pessoas que “caem”, não as de entendimento. Mas Dn 11:35 faz o último “cair”, não uma repetição sem sentido; em Dn 11:33 eles caem (morrem) por perseguição; em Dn 11:35 eles caem (espiritualmente) por um tempo por sua própria fraqueza.
chama em cavernas, para onde eles tinham se retirado para guardar o sábado. Antíoco fez com que alguns fossem assados vivos (2 Macabeus 7: 3-5).
muitos dias – sim, “certos dias”, como em Dn 8:27. Josefo [Antiguidades, 12: 7.6, 7] nos diz que a perseguição durou três anos (1 Macabeus 1:59; 4:54; 2 Macabeus 10: 1-7).
34 E quando eles caírem, serão ajudados por um pequeno socorro; contudo muitos se aliarão a eles através de enganos.
um pequeno socorro – A liberdade obtida pelos heróis dos Macabeus para os judeus era de curta duração. Eles logo caíram sob os romanos e herodianos, e desde então cada tentativa de libertá-los do domínio gentio só agravou sua triste sorte. O período dos tempos do mundo (regra gentia) é o período de depressão da teocracia, estendendo-se desde o exílio até o milênio [Roos]. A referência mais imediata parece ser, as forças de Matatias e seus cinco filhos eram originalmente poucos (1 Macabeus 2: 1-5).
muitos se apegarão a eles – como foi o caso sob Judas Macabeu, que foi assim capaz de resistir com sucesso a Antíoco.
através de enganos – Aqueles que abandonaram a causa judaica na perseguição, agora, quando o sucesso assistiu às armas judaicas, juntaram-se ao padrão dos Macabeus, por exemplo, José, o filho de Zacarias, Azarias, etc. (1 Macabeus 5: 55-57; 2 Macabeus 12:40, 13:21). Maurer explica, daqueles que, por medo da severidade dos macabeus contra os apóstatas, juntaram-se a eles, embora estivessem prontos para desertá-los (1 Macabeus 2:44; 3:58).
35 E alguns dos sábios cairão para serem refinados, purificados e limpos, até o tempo do fim; porque isto ainda será para o tempo determinado.
experimentá-los – o design da aflição. Imagem de metais tentados com fogo.
purgar – Mesmo nos eleitos há escórias que precisam ser eliminadas (1Pe 1:7). Por isso, eles podem cair por um tempo; não finalmente (2Cr 32:31; Lc 22:31). Imagem do trigo limpo de seu joio pelo vento.
faça … branco – imagem de pano (Ap 7:9).
até o tempo do fim – Deus não permitirá que Seu povo seja perseguido sem limitação (1Co 10:13). Os piedosos devem esperar pacientemente pelo “fim” do “tempo” da provação; “Porque é (para durar) ainda por um tempo designado por Deus.
36 E o rei fará a sua vontade; e se exaltará, e se engrandecerá sobre todo deus; ele falará coisas arrogantes contra o Deus dos deuses, e será próspero, até que a ira se complete; pois o que está determinado será feito.
O rei intencional aqui, embora principalmente Antíoco, é antitípico e principalmente o Anticristo, a sétima cabeça da besta de sete cabeças e dez chifres de Ap 13:1-18, e a “besta” do Armagedom (Ap 16:13,16; 19:19). Alguns identificam-no com o ressurgido imperador francês, o oitavo chefe da besta (Ap 17:11), que deve usurpar o real, como o papa tem a dignidade sacerdotal de Cristo – o falso Messias dos judeus, que irá “ planta o seu tabernáculo entre os mares no monte santo ”,“ exaltando-se acima de todo deus ”(2Ts 2:4; Ap 13:5-6). Esta última sentença só em parte é válida para Antíoco; pois, embora assumisse honras divinas, identificando-se com Júpiter Olímpio, ainda assim era para esse deus que ele as reclamava; ainda se aplica a ele como o tipo.
falará coisas arrogantes contra o Deus dos deuses – assim Dn 7:25, quanto ao “chifre pequeno”, que aparentemente identifica os dois (compare Dn 8:25). Antíoco proibiu a adoração a Jeová por um decreto “maravilhoso” por sua maldade: assim ele era um tipo de anticristo. Compare Dn 7:8, “uma boca falando grandes coisas”.
indignação … realizada – a visitação da ira de Deus sobre os judeus por seus pecados (Dn 8:19).
que… determinado – (Dn 9:26-27; 10:21).
37 Ele não respeitará os deuses de seus pais, nem para o preferido das mulheres; nem respeitará deus algum, pois se engrandecerá sobre todos.
respeitará…o preferido das mulheres – (Compare Ez 24:16, Ez 24:18). A esposa, como o desejo dos olhos do homem, é o símbolo das relações mais ternas (2Sm 1:26). Antíoco não daria em nada nem mesmo suas súplicas para que ele parasse de atacar a adoração de Jeová [Polanus]. Maurer refere-se a Antíoco “ataque ao templo da Vênus síria, adorado por mulheres (1 Macabeus 6: 1, etc; 2 Macabeus 1:13). Newton refere-se a Roma “proibindo o casamento”. Elliott corretamente faz a referência antitípica ao Messias. As mulheres judias desejavam ser mães tendo em vista a Ele, a semente prometida da mulher (Gn 30:23; Lc 1:25, Lc 1:28).
nem considera nenhum deus – (2Ts 2: 4).
38 Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas, um deus que seus pais nem sequer conheceram; ele o horará com ouro, prata, pedras preciosas, e com coisas de grande valor.
deus das fortalezas – provavelmente Júpiter Capitolino, a quem Antíoco começou a erigir um templo em Antioquia [Livy, 41.20]. Traduzir: “Ele honrará o deus das fortalezas em sua base”, isto é, a base da estátua. Newton traduz: “E o deus” {Mahuzzim} “(guardiões, isto é, santos adorados como ‘protetores’ nas igrejas gregas e romanas) ele honrará”.
39 E ele atacará fortes fortalezas com o deus estrangeiro; aos que o reconhecerem, ele aumentará a honra; e ele os fará terem domínio sobre muitos, e repartirá a terra por preço.
40 E no tempo do fim o rei do sul lutará contra ele; e o rei do norte levantará como tempestade contra ele, com carruagens, cavaleiros, e muitos navios; e entrará pelas terras, arruinará como se fosse inundação, e passará.
A dificuldade de conciliar isso com a história de Antíoco é que nenhum historiador, mas Porfírio, menciona uma expedição sua para o Egito no fim do seu reinado. Este Dn 11:40, portanto, pode ser uma recapitulação resumindo os fatos da primeira expedição ao Egito (171-170 aC), em Dn 11:22, Dn 11:25; e Dn 11:41, a antiga invasão da Judéia, em Dn 11:28; Dn 11:42, Dn 11:43, a segunda e terceira invasões do Egito (169 e 168 b.c.) em Dn 11:23, Dn 11:24, Dn 11:29, Dn 11:30. Auberlen leva um pouco a declaração de Porphyry, que Antíoco, no décimo primeiro ano de seu reinado (166-165 b.c.), invadiu o Egito novamente, e tomou a Palestina em seu caminho. As “novas” (Dn 11:44) sobre a revolta das nações tributárias o levaram ao Oriente. A declaração de Porfírio de que Antíoco, partindo do Egito, tomou Arade em Judá e devastou toda a Fenícia, concorda com Dn 11:45; então ele se virou para verificar Artaxias, rei da Armênia. Ele morreu na cidade persa de Tabes, 164 aC, como ambos Políbio e Porfírio concordam. Sem dúvida, antitpicamente, o Anticristo final e seu antecessor, Maomé, são destinados a quem a linguagem pode ser mais plenamente aplicável do que a do tipo Antíoco. Os árabes sarracenos “do sul” “empurraram” o imperador grego Heráclio e privaram-no do Egito e da Síria. Mas os turcos do “norte” não apenas empurraram, mas destruíram o império grego; portanto mais se fala deles do que dos sarracenos. Seus “cavaleiros” são especificados, sendo sua força principal. Seus padrões ainda são rabos de cavalo. Seus “navios” também muitas vezes conquistaram a vitória sobre Veneza, a grande potência naval da Europa naquele dia. Eles “transbordaram” a Ásia ocidental e depois “passaram” para a Europa, fixando sua sede do império em Constantinopla sob Maomé II [Newton].
41 E virá à terra gloriosa, e muitos povos cairão; mas estes escaparão de sua mão: Edom, Moabe, e os líderes dos filhos de Amom.
Antíoco, segundo Porfírio, marchando contra Ptolomeu, embora tenha se desviado de seu curso para causar sua ira contra os judeus, não se intrometia com Edom, Moabe e Amon ao lado da Judéia. Em 1 Macabeus 4:61; 5: 3; etc, afirma-se que ele usou sua ajuda em esmagar os judeus, de quem eles eram os antigos inimigos. Compare Is 11:14 com a retribuição futura de Israel, assim como os Macabeus fizeram guerra contra eles como os amigos de Antíoco (1 Macabeus 5: 1-68). Antitpicamente, os turcos sob Selim entraram em Jerusalém a caminho do Egito e conservaram a “terra gloriosa” da Palestina até hoje. Mas eles nunca poderiam conquistar os árabes, que são semelhantes a Edom, Moabe e Amon (Gn 16:12). Então, no caso do Anticristo final.
42 E estenderá sua mão a outras terras, e a terra do Egito não escapará.
43 E se apoderará dos tesouros de ouro e prata, e de todas as coisas valiosas do Egito, os líbios e os cuxitas o seguirão.
líbios…cuxitas – Os dois últimos, sendo os aliados do primeiro, serviram sob Antíoco quando ele conquistou o Egito. Antitípico, o Egito, embora se mantivesse por muito tempo sob os mamelucos, em a.d. 1517 caiu sob os turcos. Argel, Túnis e outras partes da África ainda estão sob eles.
em seus passos – seguindo-o (Êx 11: 8; Jz 4:10).
44 Porém notícias do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor para destruir e matar muitos.
notícias do oriente e do norte – Artaxias, rei da Armênia, seu vassalo, havia se revoltado no norte, e Arsaces, líder dos partos, no leste (1 Macabeus 3:10, etc., 1 Macabeus 3 : 37; Tácito, Histórias, 5,8). Em 147 b.c. Antíoco foi na expedição contra eles, no retorno do qual ele morreu.
grande furor – nos judeus, por causa de seus sucessos sob Judas Macabeu, de onde ele desejava reabastecer sua tesouraria com meios para processar a guerra com eles; também em Artaxias e Arsaces, e seus respectivos seguidores. De Burgh faz as “novas” que despertam sua fúria, a respeito da restauração dos judeus; tal pode ser a referência antitípica.
45 E armará a tendas de seu palácio entre os mares, no glorioso monte santo; mas ele virá a seu fim, e não haverá quem o ajude.
entre os mares – o Mar Morto e o Mediterrâneo.
tendas de seu palácio – suas tendas militares parecidas a palácio, como os príncipes orientais viajam com. Veja em Dn 11:40, quanto ao tempo do ataque de Antíoco contra a Judéia, e seu subsequente “fim” em Tabes, que foi causado pelo desapontamento tanto ao ouvir que suas forças sob Lísias foram vencidas pelos judeus, como pelo fracasso de sua expedição contra o templo de Elymais (2 Macabeus 9: 5).
monte santo – Jerusalém e o Monte Sião. A desolação do santuário por Antíoco, e também a profanação do solo consagrado ao redor de Jerusalém pelos estandartes idólatras romanos, como também pela mesquita muçulmana e, finalmente, pelo último Anticristo, são mencionados. Portanto, o último Anticristo é sentar-se no “monte da congregação” (Is 14:13), mas “será levado ao inferno” (compare nota, ver Dn 7:26; 2Ts 2: 8).