Isso impede sua vida de prosperar

Isso impede sua vida de prosperar

Você sabia que existem pecados e sentimentos que travam o fluir de Deus em nossas vidas? Sim, eu mesma fui muito trabalhada neste aspecto, tive que liberar muito perdão, lidar com as mágoas, frustrações e ainda lido com a batalha da carne contra o espírito, que todo cristão vive. Neste texto você vai descobrir que uma decisão sua pode mudar toda sua história, leia.

A bíblia diz em provérbios 4:23 Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

Sim, o coração é lugar da fonte da vida de Deus em nós. A palavra coração aqui nos remete aos nossos sentimentos. Existem muitos cristãos que não experimentam o fluir do Espírito Santo, por guardarem mágoas, tristezas, culpas, medo, ódio etc. e por causa disso ficam doentes, infelizes, atormentados e fracassados. Não experimentam do poder de Deus porque não conseguem se libertar emocionalmente.

O Reino de Deus é regido por vários princípios, que funcionam como chaves que abrem portas para o agir do Senhor em nossas vidas, e uma dessas chaves que nos libertam e que promove o fluir do Espírito Santo em nós e através de nós é o perdão

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14,15

Para entender o que é o perdão vamos primeiro falar do que ele não é.

Perdão não é reconciliar

Deus ama a reconciliação, ama que as pessoas andem juntos. Mas tem muitos casos que não teremos como nos reconciliar. Uma vez ouvi um caso de um jovem que vivia debaixo de um sentimento de remorso e ele disse: Pastor não posso perdoar meu pai que ele morreu perguntei: por quê? Ela respondeu: Porque ele morreu. O jovem pensava que para liberar o perdão ele deveria falar com o pai. Eu lhe expliquei:  você pode perdoá-lo agora. As vezes a pessoa que nos ofendeu já foi embora, ou você perdeu o contato. Você não tem poder sobre as outras pessoas, mas ainda assim você é obrigada a perdoar. A única pessoa que você pode controlar é você mesmo. Você não precisa falar diretamente para essa pessoa, você só precisa perdoar.

É importante que você saiba de algo: Se a outra pessoa não sabe que ela te ofendeu, não sinta a obrigação de ir lá dizer para ela. Por exemplo: no meu pastoreio já tive pessoas que chegaram perto de mim e disseram: pastor me perdoa e eu digo: Por quê? E elas falam e eu digo ok, me perdoa então? Elas dizem sim. Mas por dentro já me senti ofendido e falei: Deus, por causa disso ela ficou com raiva? Gerando assim outra ofensa. Se a pessoa não sabe não fale, porque tudo o que você vai fazer é criar outra ofensa.

 Muitas vezes a gente quer contar para a pessoa por que a gente quer punir a pessoa um pouquinho. Não diga, a não ser que seja uma pessoa que fica te ofendendo o tempo todo, aí a pessoa precisa saber que ela tem feito.

Perdão não é destruir sua área de proteção

Se seu ofensor for um abusador, você deve perdoá-lo, mas estabelecer limites para proteger suas emoções.

Perdão não é esquecer

Perdão não é esquecer e viver como nunca tivesse acontecido – você pode perdoar, mas a responsabilidade é do outro de reconstruir a confiança. Perdoar alguém que não significa confiar imediatamente. A confiança precisa ser reconstruída. Por outro lado, é nosso papel permitir que o outro reconstrua a confiança. Você tem permitido isso? Já aconselhei mulheres que foram traídas e dizem que perdoou, mas toda briguinha joga na cara do esposo a traição, talvez não tenha havido o perdão.

O que o perdão faz:

O perdão  te libera para andar no seu destino sem que esteja preso ao seu passado. Porque se você se agarra na amargura, você limita suas possibilidades. Quando você escolhe  não perdoar você se prende a uma pessoa, fica de mãos dadas com ela. Além disso a pessoa que te ofendeu tem poder sobre você. Então Deus quer fazer o trabalho dele e não pode porque senão vai ter que passar por cima de você. Deus quer tratar com a outra pessoa, mas o problema é você agarrado nela porque você decidiu fazer o trabalho de Deus. Deus é ótimo para faz seu trabalho, e você é horrível ao querer fazer o trabalho de Deus. Me responda: quem está se   saindo melhor nessa?

Existem consequências quando não perdoamos:

Em Mateus 18 Jesus nos conta a parábola dos verdugos. Eles são espíritos atormentadores. Quando nós não perdoamos estamos em desobediência e ficamos fora da proteção da graça. Alvo: me atormenta.

Maldições

Em Lucas 6:36-38 encontramos um princípio espiritual, Dar e dar-se-vos-á, muito se usa esse versículo para as questões financeiras, mas na verdade no contexto fala sobre Julgamento. Se você emite um julgamento, você será julgado numa medida maior. Se você amaldiçoa, você será amaldiçoado. Na verdade, você se amaldiçoa. Quando você abençoa o outro, você se abençoa primeiro.

Problemas físicos

Doenças da alma atacam o corpo, inúmeras pessoas sofrem de câncer, doença na pele e outras que a medicina chama de psicossomáticas, a maioria é proveniente da falta de perdão. Uma vez, estava em oração para uma mulher que não se libertava, ela tinha problemas nos ossos, e quando conversamos ela se lembrou de uma ofensa que havia ocorrido em 1999 , ela liberou perdão e foi curada.

Perdoar a si mesmo

Às vezes é necessário perdoar a si mesmo por erros que cometemos como uma escolha errada, uma atitude que te fez perder algo ou alguém, uma palavra liberada na hora errada . Não nos perdoar pode gerar frustração e criar uma cadeia na mente, gerando sentimento de culpa e estagnando nossa vida.

Decida perdoar

Nós que somos cristãos, não podemos nos mover  por sentimentos, devemos caminhar pelos princípios do Reino de Deus. Então, perdão é uma decisão. Quando você decide perdoar, você libera a pessoa para Deus tratar com ela no destino dela. E você fica livre para seguir o seu. Deixa Deus ser Deus na sua vida.

Em Romanos 12, Paulo cita Deuteronômio 32: “Eu retribuirei”. Deus vai te retribuir por qualquer perda que você sofreu na ofensa. A ofensa criou uma dívida impagável. Deus vai lidar a maneira dele com seu ofensor.

Ore agora:

Pai, em nome de Jesus eu libero perdão para quem me ofendeu e peço perdão por minhas ofensas. Peço que  teu  Espírito Santo me cure  fortaleça para que eu possa seguir em frente.  Em nome de Jesus, amém.

Texto baseado na pregação do pastor Rodney Hogue

Deixe um comentário